domingo, 11 de novembro de 2012

Só nos resta lamentar, porque até a esperança o Estado já roubou.






Em Pernambuco, coração do nordeste brasileiro existe milhares de prédios abandonados, da chamada massa falida, em contrapartida milhares de pessoas não tem onde morar, em quanto o candidato da TV Globo e de outras mídias possa de herói do povo.

Assim como o ex-presidente da republica Fernando Collor, o então governador do estado de Pernambuco, paga de bom moço, de salvador da pátria, camuflando a dura realidade da camada mais pobre da sociedade, descaso, abandono, miséria, se esconde por trás desse quadro bonito pintado com grosas camadas de tinta da hipocrisia, da mentira, e a responsável por vender esse quadro fajuto é a maquina manipuladora das massas, o quarto poder brasileiro o PLIM PLIM.
Se esquece do compromisso com o social, e ainda se propaga as custas do desenvolvimento que não foi trazido por sua gestão ao estado, todo esse crescimento, desenvolvimento é fruto de uma gestão realmente voltada para os que mais precisam nesse país.  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a então presidente Dilma Roussef, trouxe para o estado, os empregos gerados pela refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, Duplicação da transnordestina, a transposição do Rio São Francisco, e tantos outros investimentos que alavancaram a economia e o desenvolvimento dessa região do país.

No entorno do complexo industrial de Suape mais de quatro mil famílias foram expulsas de suas propriedades, expulsas sim, obrigadas a deixar suas raízes, abandonar a sua historia, o seu passado, em nome de um progresso que nem de longe eles iram sentir, que não os favorece em nada. 
Assistiram a derrubada dos seus sítios, de onde também tiravam seu sustento, sendo telespectadores e personagens principais de um filme de terror, que jamais será apagada das suas memórias. A agressão violenta a natureza, degradação do meio ambiente.
Com indenizações vergonhosas, tentaram comprar a dignidade dessa gente, que não perderam apenas os seus lares, perderam também o titulo de cidadão, a cada pé de jaca, de caju, de manga, de coco derrubada, suas raízes também foram arrancadas cruelmente.
Com as miseras indenizações, muitos não conseguiram recomeçar a vida em outro lugar, há os que vivem hoje de favor, na casa de parentes.
Muitas crianças crescendo sem ao menos um teto pra chamar de seu, e lamentamos profundamente, ao saber que muitas dessas famílias foram se juntar aos milhares de moradores de rua que existem em nosso estado, pessoas que sem opção, acabaram por transformar as ruas, as marquises e praças em moradia.
Muito pouco restou nos arredores do monstruoso investimento chamado Suape, poucas comunidades resistiram a fúria das maquinas em nome do desenvolvimento, e as poucas que ainda restam, como a comunidade de Poeirinha, no engenho Mercês, distrito do município De Ipojuca, vivem em o guerra com o estado, recebendo intimações judiciais para abandonarem seus sítios, e irem se juntar a escoria da sociedade.
É diante de problemas como esse, que o MFST, mostra sua grande indignação para com essa forma de governo sujo, desleal, que despreza, abandona, que passa por cima dessas pessoas e dos seus sonhos como um trator, o cidadão pobre, o de mão calejada, o que na vida batalhou muito pelo seu pedaço de chão, pelo seu teto.
As famílias que hoje vivem na ocupação desse prédio em boa viagem, já estão vivendo o drama da reintegração de posse, e o povo já estar procurando um lugar pra ficar.
Até quando vamos viver assim? Tendo que carregar na cabeça o pouco que temos de um lado para o outro?
O que este movimento pede desse governo é o respeito pela população pobre, por aqueles que ficaram pra traz por falta de oportunidade, acredito que esse governo nunca enxergou nenhum um jovem, idoso, mulheres e crianças morando em ruas e avenidas da capital, dormindo embaixo de marquises, este não é o governo do povo, estar distante de ser o que um movimento serio espera de um político que levanta a bandeira do SOCIAL.
Nosso movimento levantada a bandeira de um direito que estar em nossa constituição, artigo 6°, - Todo Cidadão brasileiro tem direito a moradia.
Onde quer que você esteja, dentro dessa nação, se ainda não tem moradia, faça valer o seu direito, porque ter um teto é direito de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário