quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Carta aberta ao prefeito da Escada.


Carta ao senhor prefeito da Escada, Jandelson.

O movimento das famílias sem teto vem através deste apresentar ao senhor prefeito da Escada uma denuncia de abandono e desrespeito para com a sua população. Quando o MFST levantou seu cadastramento que ao longo do ultimo mês de Setembro foi realizado, contabilizamos mais de três mil famílias, que aderiram ao movimento. São cidadãos que em muitos casos viveram todas suas vidas nesta cidade, mas em casas de usineiros, ou de aluguel e hoje cansados pela idade não tem direito de descansar numa morada, que possam dizer serem suas.
Nós do MFST, cremos piamente, que o senhor prefeito Jandelson, não está feliz com a situação de sua população, inda mais em saber que esses três mil inscritos no movimento não representam a totalidade daqueles que não tem moradia em sua cidade, vemos um déficit bem mais grave e que ao longo de vinte anos reduziu em apenas um por cento.
Em vinte anos muitos foram os gestores dessa cidade, e os problemas habitacionais se agravaram ao longo do tempo, mas contamos com sua sensibilidade a essa questão para resolvermos o problema da moradia em escada.

Devo salientar, que baseado na lei qualquer município com mais de 20 mil habitantes e tendo construído seu plano diretor tem por obrigação destinar 5% da sua receita anual para o fundo municipal de habitação de interesse social, para que esses recusos sejam utilizados na compra de terras e construção de moradias populares. 
O governo Federal vem fazendo seu papel em querer pagar sua dívida habitacional, porém se faz necessário que os municípios também queiram, não é justo que no PAC1 do presidente Lula tenha destinado recursos para 45mil habitações em Pernambuco e Escada não tenha construído nenhuma e agora com o PAC2 da Presidenta Dilma, 2 milhões de moradias são anunciadas, para Pernambuco serão 100 mil e não é justo que Escada não tenha nenhuma dessas moradias.
Bem sabemos que não é mais possível construir moradias em sua gestão pela questão do tempo que lhe resta, mas acreditamos em seu compromisso com os escadenses e que podemos encaminhar os processos para a desapropriação da terra suficiente para construirmos as casas que a população carente tanto precisa.


Arão Bezerra
Coordenador Estadual do MFST

Nenhum comentário:

Postar um comentário