domingo, 4 de novembro de 2012

Crianças são flagradas trabalhando em cemitérios de Belém
Menores de idade estavam acompanhado por pais ou parentes.
Conselho Municipal diz que trabalho infantil é crime.


A movimentação nos cemitérios de Belém foi grande nesta quinta-feira (1º), véspera de dia de finados. "Está tranquilo. Não tem muita gente, não tem aquela perturbação danada", comenta uma das visitantes. Nesta quinta é também dia de muito trabalho para os funcionários da prefeitura, que tentavam limpar tudo para o feriado.
Muita gente reclamava do abandono dos cemitérios de Belém. "Pelo que a gente está vendo, hoje é a véspera e ainda está tudo nessas condições, mato, folha, lixo de todo tipo... Então está a desejar", avalia uma das visitantes do local.
Finados é o dia de maior visitação dos cemitérios durante todo o ano.Só no cemitério de São Jorge, por exemplo, neste feriado aparecem cerca de 50 mil pessoas. Por isso a procura pelos zeladores de túmulo aumenta. Só que o trabalho é tanto, que muitos pais preferem trazer os filhos para ajudar no serviço.
São várias crianças de todas as idades. Eles trabalham na limpeza dos túmulos, carregam água para lavagem das lápides, e cortam o mato dos canteiros. Todo o serviço é acompanhado pelos próprios pais ou por pessoas maiores de idade. "Nós viemos limpar aqui a sepultura, mas ele estuda à tarde. E está ajudando a gente né", afirma a mãe de uma das crianças, Maria de Fátima, que é dona de casa.
"Ajuda porque precisa né. Melhor do que estar na rua, fazendo coisa que não deve fazer, eles tão ajudando pai e mãe aqui dentro", diz a dona de casa Maria de Nazaré.
Segundo o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente trabalho infantil é crime, e pode ser denunciado pelo Disque 100 ou aos Conselhos Tutelares.

“Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...”
Trecho de Criança Não Trabalha – letra de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário